quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Como aumentar a autoestima: Dicas e práticas e eficientes


Quando se tem uma boa autoestima se é capaz de ousar se arriscar mais, e dessa forma se obter mais conquistas e mais sucesso. Quando se tem uma boa autoestima você se sente merecedor das coisas boas da vida, sentir-se apto a amar e ser amado. Resumindo: ter uma boa autoestima é quesito obrigatório para ser feliz.

Como aumentar a autoestima?


Se conheça de verdade
   Como se pode se gostar de algo que não se conhece? As pessoas que possuem baixa autoestima geralmente não sabem quem elas são. Não conhecem suas qualidades e supervalorizam seus defeitos. Para aprender a gostar de si mesmo uma palavra é essencial: autoconhecimento.
    Para isso tire algum tempo do seu dia para se observar. Não digo apenas fisicamente (o que é um ótimo começo), mas analise também suas ações e pensamentos cotidianos. Antes de dormir, quando estiver deitado na cama lembre-se do que aconteceu durante o dia e como você reagiu diante de cada situação. Esse é um bom exercício de para se conhecer melhor.

Não espere que outro diga o valor que você tem
   
    A coisa que mais complica a autoestima é que quase sempre ela depende de que o outro nos dê valor. Aquele vive assim está fadado à insegurança, pois se alguém te elogia agora, nada garante que outro não te critique logo em seguida. E como você sabe é impossível agradar a todos.  Por esse motivo é que sua autoestima deve ser baseada na forma de como você se enxerga, tem que vir de dentro para fora e não o contrário.

    Isso funciona por que as outras pessoas conhecem de nós apenas aquilo mostramos. Se você mostra uma imagem de alguém seguro e bem resolvido, é exatamente isso que os outros vão ver.

Valorize a sua opinião: Se você quer melhorar a sua autoestima, comece por dar valor a sua própria opinião. Você gosta de si mesmo e do que faz?  Então não importa a opinião do outro.

Entendendo o outro: Apesar do que eu disse você ainda se importa muito com a opinião do outro? Gostaria de ser admirado e aceito?  Eu vou te dar a receita: as pessoas se apaixonam por quem as ouve, e amam aqueles que as acolhem. Entenda mais sobre, Seja sociável e faça mais amigos.

Aceite os seus defeitos
    Não adianta tentar esconder aquilo que não gosta em si mesmo ou fazer de conta não existe. É muito difícil enganar a si próprio, mais cedo ou mais tarde você vai se lembrar dos seus defeitos.
    Por outro lado, não coloque suas imperfeições sob uma lente de aumento, fazendo com que elas pareçam ser muito maiores do que realmente são. Ao invés disso aceite que você assim como todo mundo possui defeitos e qualidades, um compensando o outro.
    Se o que te incomoda parecer muito grave, faça o possível para mudar essa realidade.  Se não for possível mudar, então aceite! Afinal você não é a única pessoa no mundo com esse problema.

Respeite-se
   A partir do momento que você se conhece e aceita quem é, torna-se importantíssimo aprender a se respeitar. Sim, pois é certo que você tenha limitações, mas nem por isso precisa se sacrificar para compensá-las ou para agradar aos outros. Aprenda a se impor não se torne capacho dos outros.

Valorize o que você faz
    É muito provável que você faça alguma coisa muito bem. Talvez você cozinhe bem, talvez seja organizada (o), dance bem, ou seja, um (a) bom/boa professor (a). Não importa, tenho certeza que você tem algum talento, você é capaz de fazer algo que faz com que outras pessoas te elogiem e te admirem. Se você é capaz de fazer algo assim, é por que você pode fazer muitas outras coisas também.

Cuide de si mesmo (a)
     Invista mais tempo e dinheiro em você mesmo, pessoas com baixa autoestima tendem á passar muito tempo tentando mostrar que são ótimos profissionais, que são bem sucedidos financeiramente (tipo assim: eu sou feio, mas tenho dinheiro) que acabam por deixar a si próprios de lado. Frequente uma academia, compre boas roupas para você, faça um tratamento de pele etc... Isso vai te ajudar a encontrar a beleza que você estava escondendo.

Aceite os elogios que te fazem
    
 Quem possui baixa autoestima, costuma ter uma modéstia exagerada. Na verdade eles se julgam não merecedores de elogios. Eu me lembro de que toda vez que alguém me elogiava eu me sentia uma fraude, até que alguém me disse que um elogio é como um presente, quem te faz um elogio sente que ele serve em você.  Da mesma forma que é falta de educação recusar a um presente é falta de educação recusar a um elogio.

Deixe o passado para traz
  Como eu já expliquei, as coisas que aconteceram no passado, principalmente no período da infância, acabam por moldar a nossa autoestima. Sobretudo as coisas que nossos pais nos falaram:
“Você não faz nada direito”
“Você é uma besta mesmo” 
     Isso realmente magoa e fica gravado para vida toda. Mas é necessário lembrar que essas são coisas ditas na hora da raiva e não são carregadas de verdade são apenas uma forma de punir ou agredir.
    O que hoje é conhecido como bullying é outro fenômeno que abala a autoestima de uma pessoa. Quem recebe apelidos e sofre com brincadeiras de mau gosto, termina por acreditar que realmente é aquilo que todos dizem (feio, gordo, esquisito etc...) e que não pode fazer nada para mudar. Mas isso é um engano você não é mais aquela criança que sofria bullying ou que era criticada pelos pais. Você é um ser humano incrível que é o senhor da própria vida e pode fazer dela o que quiser.

Aprenda a se mostrar
    Se quiser que as outras pessoas gostem de você (isso é realmente bom para autoestima), então mostre quem é você e o que faz. Como elas vão gostar de algo que não conhecem?  Arrisque-se e se mostre, afinal como disse Raul Seixas: “O caminho do risco é o sucesso”.

 Preciso informar que nem esse nem qualquer outro artigo servem como substituição para a terapia, eles são apenas um apoio psicoeducativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário