domingo, 26 de outubro de 2014

Como ser criativo

A modernidade tornou a criatividade uma ferramenta extremamente importante, afinal só ela para nos dar destaque em um mundo cada vez mais competitivo.  No entanto, como é possível perceber apenas poucas pessoas dispõe deste talento, felizmente assim como músculos a criatividade pode ser estimulada até o ponto em que você possa dispor de ideias brilhantes o tempo todo. Nesse artigo vamos expor algumas atitudes que aguçarão a sua criatividade.

Faça exercícios físicos
    Não é novidade que atividades físicas fazem com que o corpo libere serotonina e outros neurotransmissores que ajudam a melhorar o desempenho do cérebro. O que provavelmente você não sabia é que quando nos exercitamos entramos em uma condição de relaxamento muito parecida com a meditação. Nesse estado sua mente criativa se desperta, tornando possível o surgimento de ideias incríveis.

Durma bem
    
 papofobia
É comum ouvirmos relatos de pessoas que adormeceram com uma determinada preocupação na mente e ao acordarem tinham encontrado uma solução. O fato de tal ideia ter surgido sem necessitar de esforço serve de argumento para que os mais crédulos lhe atribuam a fatores místicos. A verdade é que sua mente não para de trabalhar durante o sono, aliás, ela tem até um desempenho melhor nessa condição. Enquanto você está dormindo seu subconsciente pode agir sem as amarras dos conflitos emocionais e psicológicos que tanto travam a sua criatividade.
    O sono também ajuda a combater o stress e o cansaço que são grandes inimigos da inventividade. 

Acumule conhecimento
    A maioria das grandes descobertas e invenções não surgiu do intelecto de uma única pessoa, elas dependeram de algum conhecimento prévio, por exemplo, o computador jamais teria sido criado caso não se tivesse descoberto a eletricidade ou a álgebra booleana não fosse formulada.  Ideias não surgem do nada, elas são construídas a partir de dados adquiridos anteriormente.  Por esse motivo aprenda o máximo que puder, não apenas sobre a sua área de atuação ou de interesse, saiba mais acerca de tudo o que for possível, nunca se sabe o que será útil mais tarde, além disso, conhecimento não ocupa espaço. Fazendo isso você estará juntando matéria prima para sua capacidade criativa. Lembre-se sempre da frase do renomado cientista Isaac Newton: “Se eu consegui ver mais longe, foi por que eu estava de pé sobre ombros de gigantes”. 


Anote tudo
Ideias são coisas intangíveis (Duh!) elas vem e vão sem deixar vestígios. Você pode ser agraciado com um projeto brilhante na sua mente e depois perdê-lo para o esquecimento. Por isso é importante anotar aquilo que te surge no seu momento de eureca. Os grandes escritores e influentes homens de negócio costumam carregar consigo um caderninho de anotações para escrever seus pensamentos nos momento de inspiração. As ideias anotadas, ainda que sejam simples, poderão ser mais bem trabalhadas posteriormente, assim sendo algo que em primeiro momento pareça irrisório pode se tornar útil e quem sabe muito lucrativo.
   Não é importante anotar apenas as suas ideias, anote também as coisas ao seu redor que você achar interessante, fragmentos de livros, frases de pessoas, situações do cotidiano, etc. Anote!

Liberte-se
    Uma pessoa criativa é alguém que está à frente do seu tempo, ou seja, ela se recusa a ficar amarrada a velhos conceitos. Quando uma ideia não convencional lhe surgir não a sufoque com pensamentos conservadores, ao invés de reprimi-las de assas a sua imaginação. Aliás, quanto mais livre for sua capacidade de imaginar maior será sua criatividade.

Faça coisas novas
    No dia a dia fazemos tudo de um modo automático, realizamos as tarefas do cotidiano e percorremos nossos trajetos diários como se fossemos sonâmbulos. Ao visitarmos um lugar diferente do que estamos acostumados ou ao vivermos experiências inusitadas, nossa mente volta a se despertar produzindo novas ideias e conceitos. Não deixe de aproveitar oportunidades de viajar, passear, fazer coisas que você nunca fez e de conhecer gente nova. Além de dar um bom acordão na cachola, você estará acumulando mais material para suas futuras inspirações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário